quinta-feira, 19 de abril de 2012

Cópia do Blog do Will2S


Não há muito espaço para bondade na imprensa esportiva

 ♫ E aprendi que se depende sempre, de tanta, muita, diferente gente. Toda pessoa sempre é as marcas das lições diárias de outras tantas pessoas...
   
Sabe aquele ditado que "a gente colhe o que planta"? Acredito que muito do que se vê de ruim hoje no meio do futebol, parte da culpa tem de ser creditada pra imprensa esportiva. Não que seja ela que briga, mata, rouba, mas é ela quem empurra tanta coisa ruim pra mente do torcedor.
Por exemplo, o corinthiano, ele vai atrás de notícias sobre seu time, seja via rádio, tv, ou internet, e o olha o tipo de coisas que ele encontra: torcedores brigam em lugar x, torcida organizada pode ter ligação com PCC, fulano provoca Corinthians, homem picanha diz que já saiu com jogador do Corinthians, jornal chama Corinthians de time pequeno, estádio não será do Corinthians, jogador x é visto em balada noturna, Sonnen provoca Anderson Silva, crise no Corinthians, e por aí vai. São muitas coisas idiotas ou sem merecimento de destaque sendo tratadas como a manchete do dia.

É lógico que o torcedor tem discernimento pra ler esse tipo de coisa e não trazer estas coisas ruins e/ou idiotas consigo, mas de tanto ler, algo ele leva, nem que seja angústia. Há torcedores que já saem de casa com receio de usar a camisa e apanhar de outros torcedores rivais. Já há outros que ficam amargos com a vida, amargos com outras pessoas, que por sua vez, também poder ficar amargas com outras pessoas.
 
Custa a imprensa filtrar esse tipo de notícia? O Mesa Redonda parece que gosta de ver briga de torcidas organizadas.  Vamos debater o jogo e as formações das equipes. Parar de dar ibope pro diabo. Um monte de vagabundo invadindo o canteiro de obras do estádio, e a Record cobrindo ao vivo! Com helicóptero e tudo. O UOL traz charges provocativas de torcedores e depois faz matéria com brigas. Infelizmente outros programas esportivos seguem esta mesma linha. Deveriam deixar estes assuntos pra programas policiais, porque guerra na rua ou no estádio, invasão de terreno, e etc, são casos de polícia.

Se por um lado a imprensa esportiva valoriza muito o que há de ruim, fala pouco do que há de bom. Por exemplo, a campanha Sangue Corinthiano. Um ótimo projeto e que salva vidas! E que apesar do nome, não impede outros torcedores de participarem, pelo contrário, serão bem vindos. Torcedores rivais e até de organizadas ali, lado a lado, perdendo sangue pra salvar uma vida, talvez, até de um torcedor rival. O UOL, R7, Folha de SP, Estadão, ESPN, entre outros, fazem tantas matérias desagradáveis pro torcedor, porque não fazer algo bom e divulgar o projeto? Prestar um bom serviço à sociedade.
 
E não fica só no Sangue Corinthiano. Há também o Jogando Pelo Meio Ambiente, com participação dos rivais em prol do ambiente. Tem o Time do Povo que esta sempre levando felicidade a crianças carentes. Se por na balança, o espaço reservado a projetos sociais não chega a 5% se comparado com outros assuntos polêmicos. Lamentavelmente.  
 
Só pra registrar, retiro deste bloco da imprensa que só divulga o que há de mau, o Globoesporte e o Lancenet, além de parabeniza-los por serem os únicos sites de esporte que divulgaram a campanha. Não é questão de fazer matéria durante o evento, e sim de divulgar o projeto antes do evento, para mais torcedores participarem. Isso sim é uma maneira da imprensa ajudar a fazer o bem. Espalhar o bem. Coincidentemente, Globoesporte e Lancenet, são os únicos que não rotulam o estádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário