quarta-feira, 31 de julho de 2013

Extraido do Blog "Física na Veia"

 ::: FAMÍLIA ASSAD: TODAS AS CORDAS :::

AMITE/SEMANA ASSAD

Quinteto Assad

Desde ontem, 26 de julho, acontece aqui em São João da Boa Vista, interior de São Paulo, a II Semana Assad. Abrindo o evento tivemos o belíssimo espetáculo do Quinteto Assad.
Organizada pela AMITE, a semana é uma homenagem a uma família de músicos sanjoanenses que conquistaram o mundo pelo incrível talento e genialidade musical.
Além de espetáculos musicais, acontecem ao longo da semana ações de capacitação como oficinas e master classes com os músicos que se apresentam no palco do Theatro Municipal de São João da Boa Vista.

:: Cronologia dos Assad
Primeiro veio o Duo Assad, com os violonistas Sérgio e Odair que escreveram páginas marcantes na história do violão erudito mundial.
AMITE/SEMANA ASSAD
Sérgio Assad no espetáculo de abertura da II Semana Assad

AMITE/SEMANA ASSAD
Odair Assad, no mesmo espetáculo

Depois a Badi Assad, irmã mais nova do Sérgio e do Odair, que segue carreira solo como cantora e multiinstrumentista, embora seja o violão o seu principal instrumento.
Além do Duo e da Badi, Clarice Assad (filha do Sérgio) e Carolina Assad (filha do Odair) integram o o grupo que tem se apresentado como Quinteto Assad. Clarice é pianista, compositora, arranjadora, e cantora de recursos impressionantes. Carolina tem um timbre de voz marcante, doce, e inesquecível. Juntos, no palco, eles se completam! E, apesar de fazerem questão de dizer que pouco se encontram, já que moram em diferentes cantos do planeta, sempre se apresentam como se tocassem juntos todos os dias. É tudo muito perfeito. Acho que isso se chama tocar por DNA.
AMITE/SEMANA ASSAD
Clarice, Badi e Carolina, integrantes do Quinteto Assad

Clarice e Carolina não são nascidas em São João, mas trazem no sangue o talento dos avós, do saudoso seu Jorge, um chorão nato, bastante intuitivo, bandolinista genial, e Dona Ica que tem voz invejável e ainda dá belas canjas eventuais nos espetáculos da família.
semanaassad.com.br
Seu Jorge Assad, Dona Ica, e a família Assad completa

O evento, que em 2013 está em sua segunda edição, segue até a próxima terça-feira, dia 30 de junho, com espetáculos gratuitos, todos no Theatro Municipal de São João da Boa Vista.

:: Cordas Vibrantes
Aproveitando o clima violonístico e de música de alto nível com a assinatura Assad (lembrando que aqui no blog tudo é pretexto para falarmos de Física), recupero quatro posts que escrevi sobre a Física por trás do violão:


:: Astrofísica da Melhor Qualidade

Informo ainda que a esposa do violonista Sérgio Assad, Dra. Angela Olinto, que é pesquisadora e chefe do Departamento de Astronomia e Astrofísica na Universidade de Chicago, asproveitando que estava aqui na cidade para a realização da II Semana Assad, proferiu palestra no último dia 22 de julho na Academia de Letras de São João da Boa Vista. Houve registro em vídeo e a Dra. Angela já me autorizou a publicar aqui no Física na Veia! o material que está sendo editado. Aguarde! A palestra foi muito didática e, de certa forma, criou o clima especial para a semana de espetáculos que estava por vir. Física & Música na veia!   


Para saber mais

Para ver

Álbuns fotográficos no Facebook:
  • Álbum do espetáculo com o Quinteto Assad (26/julho) - via Semana Assad
  • Álbum do espetáculo com o Quinteto Assad (26/julho) - Via Zé Jabur
  • Álbum Master Class com Sérgio e Odair Assad (27/julho)  - via Semana Assad
Atualizações:
  • Álbum do espetáculo com Yamandu Costa (27/julho/2013)  - via Semana Assad

Já publicado aqui no Física na Veia! 




Um forte abraço. E Física na Veia!
prof. Dulcidio Braz Júnior (@Dulcidio)
às 17h45

Nenhum comentário:

Postar um comentário